Serviços

 

Sondagens SPT (Standard Penetration Test)

Sondagem geotécnica (padronizada pela NBR 6484) que fornece parâmetros técnicos utilizados na determinação do tipo de fundação e no seu respectivo dimensionamento.

Neste tipo de sondagem são obtidos os seguintes parâmetros:
- Índice de resistência á penetração (NSPT) (que permite a determinação da resistência do solo no perfil de sondagem);
- Coleta de amostra a cada metro de sondagem (que permite uma caracterização da camada de solo);
- Determinação do nível do lençol freático;

spt-mgs

Sondagens SPT-T (Standard Penetration Test com Torque)

Além dos parâmetros obtidos na sondagem de simples reconhecimento de solos (SPT), este tipo de sondagem proporciona a determinação das medidas de torque máximo e residual por metro de sondagem.

A análise das medidas de torque e do índice de resistência à penetração (NSPT) ao longo do perfil de sondagem, permite uma otimização do dimensionamento das fundações.

spt-mgs

Sondagens a Trado

Sondagem através de trado com diâmetro mínimo de 63,50 mm, tem a finalidade de:
- coleta de amostras deformadas;
- determinação do nível de água (em pequenas profundidades);
- identificação de horizontes do solo.

Poder ser realizado o serviço com trado mecânico de diâmetro até 300,00 mm em maiores profundidades, para aferição do nível de água do terreno.

spt-mgs

Sondagens Rotativas

A sondagem rotativa é um método de investigação geotécnico, que consiste no uso de conjunto moto-mecanizado com finalidade de obter amostras de materiais rochosos, ou de solos impenetráveis á percussão (a sondagem SPT).

Através deste tipo de sondagem, pode ser classificado o material das camadas de solo, e no caso de maciço rochoso são determinados os graus de alteração, de fraturamentos, de coerências, os percentuais de recuperação, e os RQD (Designação Qualitativa da Rocha) das diversas camadas.

spt-mgs

Sondagens Mistas

É a conjugação das investigações geotécnicas sondagens SPT ou SPT-T e da sondagem rotativa no mesmo furo de sondagem, ou seja, nas camadas impenetráveis a percussão é realizada a sondagem rotativa sendo ultrapassada esta camada é realizada a caracterização do solo através da sondagem SPT ou SPT-T.

spt-mgs

Sondagens Elétricas Verticais

Procedimento geotécnico que utiliza um resistivímetro (equipamento geofísico), através do qual se realiza uma série de medidas de resistividade aparente do solo, efetuadas com um arranjo elétrico a partir da variação da distância entre eletrodos de emissão e recepção.


Principais aplicações das sondagens elétricas verticais são:
- determinação da profundidade de topos rochosos;
- determinação de espessura de camadas litológicas;
- determinação do nível de água.

spt-mgs

Ensaios de Infiltração ou Percolação

Realizados de acordo NBR 7229, tem como objetivo estimar a capacidade de absorção do solo.
Executamos preferencialmente este ensaio em covas cilíndricas, para atingir uma maior profundidade e melhor simular os futuros campos de absorção.

spt-mgs

Determinação da Resistência a Penetração no Solo com Utilização de Penetrômetro

As resistências a penetração no solo são determinadas através de penetrômetro de solo com anel dinamométrico, sendo que este recurso é utilizado para trabalhos preliminares de campos (onde as camadas a serem analisadas forem superficiais).

spt-mgs